Plataforma Semântica de Publicação Pessoal
Antes de mais
Bem-vindos. O WordPress é um projecto que me é caro. Cada programador e contribuidor adiciona algo único à mistura, e juntos criamos um sistema maravilhoso, do qual me orgulho de fazer parte. Foram dedicadas milhares de horas ao WordPress, e estamos empenhados em torná-lo ainda melhor, todos os dias. Obrigado por torná-lo parte do seu mundo.
— Matt Mullenweg
Instalação: Os famosos 5 minutos
- Descompacte o pacote num directório vazio e carregue tudo.
- Abra o ficheiro wp-admin/install.php no seu navegador. Será guiado no procedimento de criação do ficheiro
wp-config.php
com os detalhes de conexão à sua base de dados.
- Se por alguma razão isto não funcionar, não se preocupe. Não funciona sempre em todos os servidores. Abra o ficheiro
wp-config-sample.php
num editor de texto como o WordPad ou semelhante e introduza manualmente os dados de acesso à sua base de dados.
- Guarde o ficheiro como
wp-config.php
e carregue-o para o servidor.
- Abra agora o ficheiro wp-admin/install.php no seu navegador.
- Com este ficheiro criado, o procedimento de instalação irá preparar as tabelas necessárias ao seu site. Se ocorrerem erros, verifique o ficheiro
wp-config.php
e tente novamente. Se mesmo assim não funcionar, por favor visite o fórum de suporte com toda a informação que conseguir fornecer.
- Se não especificar uma senha, tome nota da senha que foi gerada para si. Se não especificar um nome de utilizador, este será
admin
.
- No final, o instalador deverá reencaminhá-lo para a página de início de sessão. Inicie a sessão com o nome de utilizador e senha que escolheu (ou com os que lhe foram atribuidos) durante a instalação. Se foi gerada uma senha poderá clicar em 'Perfil' para mudá-la.
Actualização
Actualizações automáticas
- Abra o ficheiro wp-admin/update-core.php no seu navegador e siga as instruções.
- Queria mais talvez? Não há!
Actualizações manuais
- Antes de actualizar o que quer que seja, verifique que fez cópias de segurança dos ficheiros que modificou, por exemplo
index.php
.
- Elimine os ficheiros antigos do WordPress, guardando os que modificou.
- Carregue os novos ficheiros.
- Abra /wp-admin/upgrade.php no seu navegador.
Migração de outros sistemas
O WordPress pode importar conteúdo a partir de vários sistemas. Garanta, antes de mais, que a sua instalação está a funcionar antes de usar as nossas ferramentas de importação.
Requisitos de sistema
- PHP versão 7.0 ou superior.
- MySQL versão 5.5.5 ou superior.
Recomendações
Recursos Online
Se tiver algumas perguntas sem resposta neste documento, utilize um dos vários recursos online do WordPress:
- Comunidade Portuguesa de WordPress
- Página da Comunidade Portuguesa de WordPress, com notícias e ajuda em português.
- HelpHub
- O HelpHub é a enciclopédia de tudo relativo ao WordPress. Trata-se do mais abrangente recurso de informações sobre o WordPress.
- O Blog do WordPress
- Aqui poderá encontrar as últimas actualizações e notícias relacionadas com o WordPress. As notícias mais recentes aparecem no seu painel, por omissão.
- Planeta WordPress
- O Planeta WordPress é um agregador de notícias que junta artigos de blogs do WordPress de todo o mundo.
- Fórum de suporte do WordPress
- Se procurou em todo o lado e mesmo assim não consegue encontrar um resposta, experimente procurar ajuda no fórum de suporte que é suportado por uma ampla comunidade, muito activa e pronta a ajudar. Para que os outros possam ajudar de forma eficaz, certifique-se de que utiliza um título descritivo e que apresenta o seu problema com o maior detalhe possível.
- Canal de IRC do WordPress
- Por último, existe um canal de conversação online que é utilizado para debate entre pessoas que utilizam o WordPress e, ocasionalmente, para tópicos de suporte. A página wiki acima deverá fornecer-lhe as orientações necessárias. (irc.libera.chat #wordpress)
Notas finais
- Se tiver alguma sugestão, ideia, comentário ou se encontrar um bug (oh não!), partilhe essa informação no Fórum de suporte.
- O WordPress tem uma API robusta, que torna a expansão do código muito fácil. Se for um programador interessado em utilizar esta funcionalidade, consulte a documentação do Plugin Developer Handbook. Na esmagadora maioria dos casos, não deverá modificar o código principal.
Partilhe
O WordPress não tem nenhuma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo ainda melhor, temo-lo a si. Se apreciar o WordPress, considere recomendá-lo a um amigo, ajudar alguém com menos conhecimentos a configurá-lo, ou escrever a um autor que não conheça o WordPress.
O WordPress é a continuação oficial do b2/cafélog, o qual teve origem em Michel V. O trabalho foi prosseguido pelos programadores do WordPress . Se quer apoiar o WordPress, poderá efectuar um donativo.
Licenças
O WordPress é um software livre, fornecido sob a licença GPL versão 2 ou posterior. Consulte o ficheiro license.txt